Veja quem não pode se inscrever no FIES 2017 agora!

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é um programa do Governo Federal que tem como intuito principal fornecedor o financiamento para jovens de baixa renda que pretendem realizar o ensino superior em alguma instituição privada.

A iniciativa foi criada no ano de 1998, e até então já ajudou a milhares de brasileiros de realizarem seus sonhos e conseguir se formar na faculdade.

Para participar do financiamento, o interessado deverá ter realizado o ENEM no ano anterior ou qualquer outra avaliação com o mesmo peso e que tenha sido oferecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Além disso, há outros critérios a serem avaliados para você poder se inscrever no FIES. Entretanto, o programa possui uma alta taxa de aprovação e a facilidade de pagamento são ótimos motivos para se inscrever.

Para você que está procurando informações sobre como se inscrever no FIES 2017, confira as informações que separamos a seguir:

Quem não pode se inscrever no FIES 2017?

A inscrição para o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) não é aberta para todos.

Fies 2017

Confira a seguir quem são as pessoas que NÃO poderão se inscrever no FIES para o ano de 2017:

  • Quem não tiver sido pré-selecionado no processo conduzido pelo Ministério da Educação;
  • Caso a matrícula acadêmica estiver trancada;
  • Aqueles que já foram beneficiados com o FIES, exceto em casos que o estudante financiado não tenha usufruído do dinheiro e tenha antecipado o encerramento do contrato;
  • Quem é beneficiado totalmente pelo ProUni;
  • Aqueles que participaram do ENEM, a partir da edição do ano de 2010, e tiraram notas inferior a 450 em todas as provas, e ter tirado notal igual a zero na redação;
  • Aqueles cuja a renda mínima mensal per capita seja igual ou superior a três salários-mínimos federais.

Todos aqueles que não se enquadrarem nos critérios descritos acima, poderão se inscrever no FIES 2017 sem maiores problemas.

Confira a seguir, como realizar a inscrição no FIES e quais são os documentos necessários para fazê-lo:

Passo a passo: como se inscrever no FIES

A inscrição para o FIES acontece, geralmente, no inicio do ano. Nesse caso, as inscrições para o FIES 2017 devem abrir no final de janeiro.

Fies 2017

As inscrições FIES são realizadas exclusivamente na web, e os candidatos terão um prazo de 10 dias (após terem realizado as inscrições) para poder confirmar o cadastro junto as instituições de ensino superior que estão vinculados.

Passo 1: quando as inscrições estiverem abertas, acesse o Sistema Informatizado do FIES por meio do seguinte link → www.sisfiesaluno.mec.gov.br.

Passo 2: ao inserir os seus dados, você terá acesso ao sistema SisFIES. Aqui é possível conferir a lista de faculdades privadas que fazem parte do programa, realizar simulações e obter todas as informações necessários sobre o funcionamento do programa FIES e sobre as instituições que você pretende cursar o ensino superior.

Passo 3: depois de confirmar o seu cadastro, chegou a hora de checas quais são os documentos necessários para poder dar entrada no financiamento junto a instituição financeira.

Me inscrevi no FIES 2017. E agora?

Depois de ter realizado sua inscrição FIES, o programa analisará as suas informações para ver se está tudo dentro dos conformes.

Essas informações deverão ser validadas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em até 10 dias, na própria instituição de ensino.

Depois de se certificar que está tudo em ordem, o estudante deverá ir em algum banco (Caixa, Bradesco ou Banco do Brasil) e dar entrada no financiamento.

Nessa etapa, deverá ser necessário apresentar os documentos do aluno e os documentos do fiador.

Caso você ainda possua alguma dúvida sobre como se inscrever no FIES 2017, deixe um comentário com suas questões para que nós possamos te ajudar.