Veja como se tornar um condutor habilitado junto ao Detran MG

Detran MG – A Carteira Nacional de Habilitação é usada para atestar que o cidadão brasileiro está apto a conduzir veículos. É um documento obrigatório para quem está dirigindo. O modelo atual de CNH possui fotografia da pessoa, o número da Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoa Física.

Podem solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B os brasileiros maiores de 18 anos, que saibam ler e escrever, possuem documento de identidade e CPF.

Você que mora no estado de Minas gerais, e está interessado em obter sua carteira de motorista, basta acompanhar os tópicos e seguir as dicas oferecidas para concluir o seu procedimento. Confira Já !

Carteira Nacional de Habilitação no Detran MG

O interessado em obter a primeira habilitação, ou seja, a Permissão para Dirigir (PPD), deve ser aprovado em exames de aptidão física e mental, conhecimento de legislação de trânsito e exame prático de direção veicular.

Para obtenção da Permissão para Dirigir (PPD) deverá ser preenchido um formulário de inscrição inicial e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O cidadão deve comparecer a uma unidade do Detran MG, com os seguintes documentos:

  • Original e cópia da Carteira de Identidade (RG);
  • Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Original e cópia do comprovante de residência;
  • Duas fotos 3×4.

Depois de realizar esse procedimento o próximo passo é o exame médico e o psicotécnico onde poderá ser agendados pelo site do Detran MG, acessando o endereço disponível abaixo:

Detran MG

Esse agendamento também pode ser feito pessoalmente na sede do Departamento de Trânsito em Belo Horizonte, na Ciretran das cidades do interior, ou em um Centro de Formação de Condutores.

Etapas para obter a sua CHN no Detran MG

Quem for realizar o exame não poderá escolher o local, pode optar pela data e horário, conforme a disponibilidade das clínicas. A taxa dos exames médico e psicotécnico, devem ser pagas na clínica, em dinheiro, no dia do exame. Na clínica, será tirada a foto do candidato, que constará na Permissão para Dirigir (PPD) e posteriormente, na sua CHN.

O resultado dos exames é informado no mesmo dia ao candidato, for considerado apto, o candidato deverá escolher um Centro de Formação de Condutores credenciado pelo Detran Minas Gerais, para dar inicio as aulas de legislação.

Detran MG

 

A etapa seguinte prevê um curso teórico na autoescola, é obrigatório e o candidato deverá cursar no mínimo 45 horas de aulas sobre a legislação de trânsito e depois realizar uma prova para avaliar os conhecimentos adquiridos. Para ser aprovado no exame de Legislação, a pontuação do candidato deve ser igual ou superior a 21 pontos,.

O resultado poderá ser acessado através do site do Detran Minas Gerais no endereço citado acima, se for aprovado no exame teórico, o próximo passo é frequentar aulas práticas de condução veicular e passar pelo exame de direção.

No caso de reprovação, o candidato poderá realizar novo exame após 15 dias. A remarcação poderá ser feita a partir de 2 dias úteis da reprovação, mediante o pagamento de um novo Documento de Arrecadação Estadual.

Detran MG

Após ser aprovado na prova de legislação, o candidato realizar o pagamento da taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) para poder dar inicio as aulas práticas. É necessário que o candidato tenha realizado no mínimo 25 horas de aula de prática veicular antes de marcar o exame de Direção Veicular.

O agendamento do exame é feito pela auto escola após o aluno efetuar o pagamento da prova de direção, onde será informado o dia, horário e local de realização da prova.

Aquele aluno que for reprovado, poderá realizar novo exame após 15 dias. O agendamento deverá ser feito no CFC, na semana seguinte à semana da reprovação, mediante o pagamento de nova documentação.

Já os alunos aprovados, em 24 horas após a sua aprovação na Prova Prática de Direção veicular irão receber a Permissão para Dirigir (PDD), sendo válida por um ano.

É muito importante para os condutores que não tenham vinculado em seu nome nenhuma infração grave ou gravíssima, ou seja reincidente em infração média nos últimos doze meses, para poder solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva.

Agora estando ciente de todas essas informações disponíveis no artigo, você não terá mais dúvidas para tirar a sua CNH. Boa Sorte !