Venha saber mais sobre o IPTU 2018

IPTU Rio de Janeiro – Para quem não sabe, a sigla IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano, ou seja, incide sobre todos os cidadãos dos estados brasileiros que possuem um ou mais imóveis (casa, apartamento, sala comercial, etc…) localizados em regiões urbanizadas.

O recolhimento deste imposto é essencial para manter em ordem os estados e municípios do Brasil, e com a cidade de Rio de Janeiro não poderia ser diferente. Todo o dinheiro arrecadado pelo IPTU RJ é aplicado em investimentos voltados para construções de escolas, Hospitais e na melhoria de serviços públicos.

Mas como saber se a minha propriedade é considerada Urbana? Continue acompanhando o artigo abaixo para entender ainda mais a respeito do Imposto Predial e Territorial Urbano do Rio de Janeiro e veja também informações sobre valor e pagamento.

IPTU RJ 2018

Como vimos, o IPTU Rio de Janeiro de 2018 é um imposto recolhido anualmente na cidade e que recai sobre aquelas pessoas que possuem casa, terreno, apartamento ou sala comercial em uma área considerada urbanizada. E para aqueles que não sabem se a sua região é uma área urbana, acompanhe abaixo.

IPTU 2018

É necessário atender a pelo menos dois dos requisitos a seguir:

  • Escola primária ou postos de saúde com uma distância máxima de de 3km do imóvel considerado;
  • Meio-fio ou calçamento com canalização de água de chuva;
  • Abastecimento de água;
  • Sistema de esgotos sanitários;
  • Rede de iluminação pública ou com ausência de postes para a distribuição domiciliar.

O IPTU Rio de Janeiro sofreu um reajuste de 7% no ano de 2016 e ficará mais caro em 2018. Com isso, os cidadãos soteropolitanos já devem ficar cientes para se planejar e quitar o valor do benefício e de outros tributos obrigatórios.

2 via do IPTU Rio de Janeiro 2018

IPTU 2018

Existem situações em que o contribuinte não tenha recebido a sua guia ou até mesmo perdeu o seu carnê, e se por acaso você esteja com este problema, a dica é estar acessando o site da prefeitura de sua cidade e emitir a 2 via do IPTU Rio de janeiro. Para entender melhor siga os passos mostrados abaixo:

  • Primeiramente acesse o site www.rio.rj.gov.br;
  • Em seguida digite o seu número de inscrição;
  • Logo após insira o seu código de verificação;
  • Por fim clique na o opção “Consultar”.

Depois de realizar todos estes passos, será carregada uma página apresentando diversas informações a respeito de sua propriedade. Imprima esta página para estar realizando a emissão da 2 via do imposto no ano de 2018.

Pagamento do IaPTU Rio de Jneiro 2018

O pagamento do Imposto pode ser feito de duas formas, portanto fique atento as datas. A primeira delas é em cota única e nela, na qual aqueles cidadãos que pagarem o IPTU até o mês de fevereiro, receberá um desconto no valor total da dívida. A outra maneira é por meio de parcelamento (até 12x), porém, nesta o cidadão não receberá nenhum tipo de abatimento no valor do imposto.

No momento em que for realizar o pagamento da dívida, é importante apresentar o seu carnê e a segunda via da guia. Com todos estes documentos em mãos, dirija-se a qualquer agência bancária ou casas lotéricas afiliadas com a Caixa Econômica Federal e finalize o quitamento do seu IPTU.

Agora que você acompanhou essas importantes informações sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano da cidade do Rio de Janeiro, ficará muito mais fácil realizar o pagamento do IPTU em dia. Ficou alguma dúvida? Faça um comentário logo abaixo para que possamos estar ajudando.